Seg - Sex | 8h às 18h
contato@iomacae.com.br
Pesquisar
Close this search box.

Biópsia de Medula Óssea: Tudo o que você precisa saber

biópsia de medula óssea

A biópsia de medula óssea é um procedimento médico que consiste na retirada de uma pequena quantidade de tecido da medula óssea para análise laboratorial. Esse procedimento é realizado em casos de suspeita de doenças do sangue ou do sistema imunológico, como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. Neste post, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre a biópsia de medula óssea.

 

O que é a medula óssea?

É um tecido esponjoso que fica dentro dos ossos, como o esterno, a bacia e as vértebras. Ela é responsável pela produção de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

 

Por quê a biópsia de medula óssea é realizada?

Esse procedimento é realizado quando há suspeita de doenças do sangue ou do sistema imunológico. Ela pode ajudar no diagnóstico de doenças como leucemia, linfoma e mieloma múltiplo, além de permitir a avaliação do estágio da doença e o planejamento do tratamento.

 

Como é feita a biópsia de medula óssea?

A técnica pode ser realizada em uma clínica ou hospital, com anestesia local ou sedação. Durante o procedimento, um médico especialista insere uma agulha na região da medula óssea e retira uma pequena quantidade de tecido. Em alguns casos, pode ser necessário realizar mais de uma punção para obter uma quantidade suficiente de tecido.

 

Quais são os cuidados após a biópsia de medula óssea?

Após o procedimento, o paciente pode sentir um pouco de dor e desconforto na região onde foi feita a punção. É importante seguir todas as orientações médicas, como evitar atividades físicas intensas e manter repouso por algumas horas. O médico também pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

 

A biópsia de medula óssea é um procedimento importante para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças do sangue e do sistema imunológico. É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento e siga todas as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila. Se você acha que está precisando realizar uma, converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

 

Veja todas as especialidades e procedimentos

Mais conteúdos em nossas redes sociais.

Artigos Recentes

Categorias

Midias Sociais

plugins premium WordPress