Seg - Sex | 8h às 18h
contato@iomacae.com.br
Pesquisar
Close this search box.

Quimioterapia ambulatorial: o que é e como funciona?

Quimioterapia ambulatorial

A quimioterapia é um tratamento utilizado para combater o câncer e consiste na administração de medicamentos que destroem as células cancerígenas. Em alguns casos, a quimioterapia pode ser feita em regime ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar. Neste artigo, vamos falar sobre a quimioterapia ambulatorial, seus benefícios e como funciona.

 

O que é quimioterapia ambulatorial?

A quimioterapia ambulatorial é um tratamento contra o câncer que pode ser realizado em clínicas ou hospitais sem a necessidade de internação. Nesse tipo de tratamento, o paciente recebe as sessões de quimioterapia e retorna para casa no mesmo dia, sem precisar ficar internado. Essa modalidade de tratamento é indicada para pacientes que possuem condições clínicas estáveis e podem realizar o tratamento de forma segura fora do ambiente hospitalar.

 

Como é administrada a quimioterapia?

O tratamento pode ser realizado das seguintes formas:

  • Via oral (pela boca): são remédios em forma de comprimidos, cápsulas, e líquidos, que você pode tomar em casa;
  • Via intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada na veia por meio de cateter ( que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro;
  • Via intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo;
  • Via subcutânea (abaixo da pele): a medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso, acima do músculo;
  • Via intratecal (pela espinha dorsal): é pouco comum, sendo aplicada no líquor (líquido da esponha), administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico;
  • Via intravesical: a medicação é aplicada dentro da bexiga através de uma sonda;
  • Tópico (sobre a pele): o medicamento, que pode ser líquido ou pomada, é aplicada na pele.

 

Como é feito o tratamento de quimioterapia?

Após a consulta médica e a liberação do médico para o início do tratamento, sua quimioterapia é marcada e você receberá da enfermeira, orientações sobre o seu tratamento, de acordo com a prescrição médica.

A Quimioterapia Antineoplástica é diferenciada de pessoas por pessoas, dependendo do tipo de tumor, idade e suas condições gerais de saúde.

A quimioterapia pode ser constituída por uma única medicação ou pela associação de várias delas. E esta será administrada por profissionais capacitados da Equipe de Enfermagem.

 

Cuidados necessários durante a quimioterapia ambulatorial

Durante essa técnica, a equipe médica e de enfermagem devem orientar o paciente a seguir todas as recomendações. O paciente deve contribuir com a higienização do local onde foi inserido o cateter, manter-se adequadamente hidratado e fazer escolhas alimentares saudáveis. Além disso, destacamos a importância do paciente manter um bom relacionamento com a equipe médica. O paciente deve relatar quaisquer sintomas ou alterações em seu estado de saúde para garantir um tratamento eficaz.

 

Em resumo, esta quimioterapia é uma opção de tratamento que oferece diversos benefícios em relação à quimioterapia convencional, como a redução do tempo de tratamento e dos custos com internação hospitalar. No entanto, é importante ressaltar que a escolha do tipo de tratamento deve ser feita em conjunto com o médico responsável, considerando as particularidades de cada caso. O importante é sempre buscar o melhor tratamento para combater o câncer e garantir uma boa qualidade de vida para o paciente.

 

Veja todas as especialidades e procedimentos

Mais conteúdos em nossas redes sociais.

Artigos Recentes

Categorias

Midias Sociais

plugins premium WordPress