Seg - Sex | 8h às 18h
contato@iomacae.com.br
Pesquisar
Close this search box.

Inovação para Reduzir Queda de Cabelo durante a Quimioterapia

  • Home
  • Blog
  • Mídia
  • Inovação para Reduzir Queda de Cabelo durante a Quimioterapia

Entendendo estas demandas e analisando os pontos positivos e negativos de cada método, o Instituto de Oncologia de Macaé faz mais um grande investimento para dar opções de terapias auxiliares ao tratamento dos pacientes. O sistema de Resfriamento do Couro Cabeludo. Trata-se de uma touca rígida feita em plástico de engenharia ABS, revestida de espuma térmica de células fechadas, que deve ser acoplada através de mangueira condutora ao equipamento gerador de ar extremamente frio.

O Sistema de Resfriamento de Couro Cabeludo é um resfriador de pele largamente utilizado na área de dermatologia e cirurgia vascular, com mais de 1.500 equipamentos em uso no Brasil e no exterior. É o único aparelho que consegue funcionar por horas seguidas, de maneira ininterrupta. Esta perfomance é obtida através da escolha dos melhores materiais e fornecedores do mercado, mas principalmente de seu sistema patenteado de auto secagem. A temperatura do ar gerado pelo equipamento varia entre 20ºc a -35ºc. Frio extremo, circulante, que mantém a temperatura do couro cabeludo entre 9ºc e 17ºc.

Dra. Luíza Barbosa, Oncologista Clínica fala sobre o Sistema de Resfriamento do couro cabeludo, mais recente investimento do Instituto de Oncologia de Macaé.

“Um dos efeitos colaterais mais temidos pelos pacientes que vão iniciar a quimioterapia é a queda de cabelo, ela gera uma baixa auto estima, que pode causar uma piora na aderência do tratamento. Uma das estratégias para diminuir ou evitar essa quedo do cabelo é a touca térmica, também chamada touca gelada, que tem a intenção de resfriar o couro cabeludo durante a infusão de quimioterapia na região, diminuindo a queda dos fios. É com muita alegria que o Instituto de Oncologia de Macaé traz esse novo método para nossa região, que á é utilizado em grandes centros oncológicos do país e que sem dúvida vai trazer para nossos pacientes um maior bem-estar e mais qualidade de vida.””

O uso do resfriamento do couro cabeludo é, comprovadamente, o melhor método para se evitar a alopécia, efeito colateral de uma boa parte dos tratamentos de quimioterapia.

Por que a quimioterapia causa perda de cabelo?

A quimioterapia afeta as células que estão na fase de divisão ou crescimento. Todas as células do corpo são afetadas pela quimioterapia, não apenas as células cancerígenas. Isso significa que mesmo células saudáveis, especialmente as células com alta taxa de crescimento, como o cabelo, provavelmente serão afetadas pela quimioterapia.

Quando devo usar a touca gelada?

Deve ser usado em pacientes cuja quimioterapia seja a base de drogas que tenham potencial de provocar a alopécia grau lV (alopécia total). O resfriamento do couro cabeludo, quando bem realizado tem por objetivo diminuir o grau de alopécia, ou seja, de uma alopécia grau lV (calvice total) para uma perda de cabelo de menor intensidade, ou seja, alopécia grau l ou ll, contribuindo assim para a manutenção de autoestima do paciente durante o tratamento.

 

O Resfriamento do couro cabeludo servirá para mim?

Quase todos os pacientes podem experimentar algum grau de perda de cabelo durante a quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo é um método efetivo para reduzir o risco de perda de cabelo induzida por quimioterapia que utiliza drogas potencialmente produtoras de alopécia grau lV. O resultado depende de vários fatores, incluindo o regime de quimioterapia, a dose, a duração da infusão da medicação, metabolismo de quimioterapia e comorbidade concomitantes. O resfriamento do couro cabeludo foi avaliado principalmente com regimes incluindo antraciclinas (como doxorrubicina e epirrubicina) e taxano (como paclitacel e docetaxel). Nem sempre é possível saber o quão eficaz o resfriamento do couro cabeludo será até você tentar. Seu oncologista é a pessoas indicada para informar se o resfriamento do couro cabeludo é compatível e/ou bem-sucedido com o seu tratamento.

Artigos Recentes

Categorias

Midias Sociais

plugins premium WordPress